V Caminhada pela Saúde

Na última semana de abril (22-29 de abril), pessoas de todo o mundo celebraram a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, uma campanha para aumentar a consciencialização e a compreensão da Imunodeficiência Primária. A campanha tem como objetivo trazer mudanças na política e na prática da saúde e melhorar o atendimento e a qualidade de vida dos doentes e das suas famílias.

Uma das atividades que gostamos de realizar para dar a conhecer a APDIP e IDPs às pessoas é a Caminhada pela Saúde. A 5ª edição aconteceu no dia 28 de abril no Parque das Nações, em Lisboa. Cada um a seu ritmo, percorreram os quase 6 km do percurso. Foi um dia maravilhoso, sem muito vento nem muito calor, num percurso que aproveitou os melhores locais dando acesso a vistas incríveis do Parque das Nações.

Como sempre, tivemos grandes participantes com boa disposição, o que permitiu a todos celebrar a Semana Mundial com muita diversão. No evento foi explicado o que são as IDP e as necessidades que as pessoas com IDP têm. São doentes todos diferentes, cada um com as suas particularidades. As suas necessidades específicas de saúde devem ser levadas em consideração e os tratamentos devem ser personalizados para cada situação. Por essa razão, alguns dos objetivos sa APDIP são continuar a lutar, todos os anos, para que o cuidado seja centrado no doente e para que os processos de saúde sejam projetados para beneficiar os doentes; bem como, sensibilizar para a implementação do rastreio neonatal da Imunodeficiência Combinada Grave e garantir que os doentes possam ser diagnosticados precocemente.

Veja todas as ações relacionadas com a Semana Mundial nos meios de comunicação:

E não se esqueça, siga-nos no Instagram ?