Coronavírus (SARS-CoV-2)

Tendo em conta o mais recente Coronavírus (SARS-CoV-2), a International Patient Organisation for Primary Immunodeficiencies (IPOPI) divulgou uma declaração para orientar as associações de forma a sensibilizar os seus doentes do problema. O coronavírus é comum em muitas espécies de animais e é raro infectar e contagiar pessoas. Actualmente não há vacina disponível.

Um vírus respiratório que pode ser transmitido de pessoa para pessoa é um risco para os doentes com IDP. Portanto, os doentes com IDP devem ser cautelosos e acompanhar o desenvolvimento do vírus na sua região. Embora a terapia de reposição de imunoglobulinas forneça protecção contra uma variedade de infecções, ela não garante imunidade contra o coronavírus. As recomendações da Organização Mundial da Saúde e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças para reduzir a exposição e a transmissão do coronavírus 2019-nCoV são:

  • Evite o contacto próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Evite o contacto próximo com quem tem febre e tosse;
  • Pessoas com sintomas de infecção respiratória aguda devem praticar etiqueta da tosse (manter distância, cobrir a tosse e espirrar com roupas ou tecidos descartáveis ​​e lavar as mãos) e usar uma máscara respiratória;
  • Lavagem frequente das mãos com álcool ou água e sabão, especialmente após contacto directo com pessoas doentes ou com o meio ambiente.

Doentes com IDP em áreas endémicas

Para doentes com IDP que vivem em áreas endémicas, além das precauções mencionadas acima, aconselhamos o contacto imediato com um médico se houver suspeita de infecção. Os doentes devem sempre manter os detalhes do seu diagnóstico e relatórios médicos, medicamentos, médico imunoalergologista e parentes próximos à mão, caso seja necessário atendimento médico urgente. Recomendamos ainda o monitoramento contínuo das informações das autoridades nacionais de saúde pública, declarações dos centros regionais de prevenção e controle de doenças, bem como da Organização Mundial da Saúde.

A IPOPI está atento à situação e está a acompanhar de perto os desenvolvimentos e continuará actualizando os membros, se necessário.

Mais detalhes sobre o Coronavírus na DGS em https://www.dgs.pt/directrizes-da-dgs/orientacoes-e-circulares-informativas/orientacao-n-0022020-de-25012020-pdf.aspx