APDIP, GPIP e IPOPI

A APDIP (Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências Primárias), o GPIP (Grupo Português de Imunodeficiências Primárias) e a IPOPI (International Patient Organisation for Primary Immunodeficiencies) organizaram, pela primeira vez um Encontro sobre as Imunodeficiências Primárias, no dia 23 de Outubro de 2010.

Este Encontro, dirigido a doentes com imunodeficiência primária, apresentou um conjunto de perspectivas sobre a temática da imunodeficiência por parte de creditados elementos das entidades organizadoras.

O evento decorreu na Faculdade de Medicina de Lisboa, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. A iniciativa contou com o apoio de três empresas: o transporte foi patrocinado por CSL Behring, os materiais de apoio e a sala pela Baxter, e o almoço pela Octapharma.

A Dra. Laura Marques apresentou os desafios para a comunidade das imunodeficiências em Portugal, o Sr. José Israel Silva deu-nos a conhecer a história da APDIP. O Sr. Johan Prevot, da IPOPI expôs os desenvolvimentos internacionais. Por fim a Dra. Paula Brito e Costa, mostrou as actividades da FEDRA e da Rarissimas, emocionando o público presente.

O dia serviu, ainda, para a realização da Assembleia Geral da APDIP após o Encontro, onde foram eleitos os órgãos sociais actuais.