Assembleia Geral de 19 de Novembro de 2011

A 19 de Novembro de 2011 decorreu a Assembleia Geral da APDIP. Associados de todo o país estiveram presentes na reunião, transportados num autocarro com o apoio da empresa Mister Bus, e puderam assistir a uma palestra de intervenções notáveis.

Iniciou a sessão a Dra. Susana Silva, Imunoalergologista do Hospital Santa Maria, com a apresentação “Diversidade de apresentações clínicas e tratamentos”. Falou-nos da composição do sistema imunitário, das suas funções, da Jeffrey Modell Foundation, dos cuidados ao doente com IDP, da terapêutica de manutenção, da monitorização das complicações e do diagnóstico precoce.

De seguida, a Enfermeira Catarina Marques, também daquela unidade hospitalar, apresentou a “Aplicação prática dos tratamentos por via endovenosa e subcutânea”, trazendo-nos a perspectiva histórica, a segurança, factores de risco, reações adversas, efeitos secundários, e as terapêuticas por via endovenosa e subcutânea.

No final deste quadro de excelência, o Sr. Johan Prevot, Diretor Executivo do IPOPI, com “EU Health Policy Developments”, referiu a missão e o plano estratégico da IPOPI, mencionou outras organizações de pacientes a nível europeu, relacionadas com o plasma, abordou as principais actividades tomadas recentemente na União Europeia, como a recomendação da UE aos seus estados membros para que a Imunodeficiência Combinada Grave seja referenciada no diagnóstico precoce.

Foi um privilégio ouvir estes três comunicadores que dignificaram o encontro.

Ricardo Pereira, Vice-Presidente da Assembleia Geral, conduziu a reunião que terminou com as “Ações desenvolvidas e a desenvolver ” por Maria João Mousinho, Presidente da Direção da APDIP.