Encontro de Alunos do Ensino Secundário e Imunologistas

No dia 27 de abril, ocorreu o Encontro de Alunos do Ensino Secundário e Imunologistas, tendo por tema: “O sistema Imunitário: atributos e defeitos”, a sala encheu para uma sessão que transmitiu aos jovens conhecimentos elementares sobre o sistema imunitário. Alunos e professores assistiram a várias apresentações, a seguir, uma breve nota sobre cada uma:

Prof. Luis Graça – Atributos – Como a Imunologia está a mudar a forma de tratar doenças humanas, para além das infeções, a imunologia começou a preocupar-se com as doenças causadas pelo sistema imunitário. Os linfócitos T são produzidos no Timo, órgão que produz glóbulos brancos.

Prof. Manuel Branco Ferreira – Alergias – tema apresentado de forma muito descontraída, com slides de banda desenhada Uma frase que fica: A alergia é como uma miopia, em que o sistema imunitário não consegue distinguir as características do corpo estranho.

Prof. Bruno Silva Santos – Imunoterapia do Cancro – Um problema que é composto por uma série de doenças. No caso de pessoas com alguns problemas no sistema imunitário, há uma maior tendência ao desenvolvimento de tumores, pois um dos fatores é a não existência de células T.

Dra. Carla Macieira – Autoimunidade – foram apresentadas doenças relacionadas com a autoimunidade, a saber: Lupus; Esclerose sistémica; Artrite reumatoide e Síndrome de Jörgen.

Dra. Susana Fernandes – Síndrome de Imunodeficiência Adquirida – Sida é a doença. VIH é o vírus. Desde que a pessoa é infetada até ao aparecimento da doença decorrem sensivelmente 8 a 10 anos.

Dra. Susana Lopes da Silva – Imunodeficiências Primárias – são doenças congénitas, raras, doenças heterogéneas e diversas, os pacientes apresentam defeitos no sistema imunitário.

Prof. João Forjaz Lacerda – Transplante de Progenitores Hematopoiéticos – Há 3 formas de transplante, através da medula óssea, de sangue periférico ou do cordão umbilical.

No primeiro caso, e sob anestesia geral, procede-se à inserção de uma agulha na parte de trás do osso da bacia e retira-se sangue da medula óssea, que contém: glóbulos vermelhos (transportam o oxigénio dos pulmões para os órgãos e tecidos e o dióxido de carbono de volta para os pulmões para ser expelido); glóbulos brancos (têm o papel de defender o organismo) e as plaquetas (papel da coagulação).

No segundo, após 5 dias de administração de uma injeção por via subcutânea que estimula glóbulos brancos, os progenitores hematopoiéticos são colhidos através de uma veia canalizada no braço.

Por último caso, o do cordão umbilical, o sangue do cordão umbilical é rico em progenitores hematopoiéticos e pode ser colhido imediatamente após o parto.

É na medula óssea que são produzidas as células que circulam no sangue.