I Encontro de Famílias

No dia 28 de abril de 2012, realizou-se a última iniciativa da Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias. O “I Encontro de Doentes e Familiares com IDP” serviu para promover num convívio, em que a troca de experiências foi muito importante para todos os presentes. Enquanto os adultos partilhavam experiências e histórias, os mais novos puderam conhecer-se, jogando à bola, correndo e divertindo-se no espaço acolhedor da Quinta do Bretão, em Caneças, ao mesmo tempo que foi possível disfrutar dos magníficos espaços verdes da quinta. O encontro geracional acabou por ficar reservado para o momento do karaoke, no qual, afinados e desafinados cantaram em coro e com alegria.

Maria João Mousinho, Presidente da Direção da APDIP, descreveu sumariamente as iniciativas ocorridas durante esta semana e agradeceu a ajuda de todas as entidades envolvidas na sua organização. A oportunidade serviu, ainda, para recordar que no final deste ano, de 2012, chega ao fim do mandato a atual direção, que iniciou os seus trabalhos no final de 2010. A formação de listas, com vista a nova eleição, é de vital importância, para dar continuidade à associação.

O responsável do IPOPI, Johan Prevot, destacou a importância desta semana, pela sensibilização e consciencialização da sociedade para as imunodeficiências primárias (IDP’s). O facto de esta semana mundial ter decorrido em 17 países é um bom sinal, de como as IDP’s começam a estar na agenda da Saúde Pública, e o responsável do IPOPI elogiou o trabalho da APDIP, que tem vindo a melhorar, de ano para ano, e está no bom caminho, conforme sublinhou.

No dia 29 de abril comemorou-se o Dia Internacional da Imunologia, encerrando assim a Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias.