Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias

A Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias (IDPs) comemora-se este ano de 22 a 29 de Abril de 2012, culminando no dia 29 de abril com o Dia Internacional da Imunologia. A Sociedade Portuguesa de Imunologia, Grupo Português de Imunodeficiências Primárias e Associação Portuguesa de Doentes com Imunodeficiências Primárias, associaram-se este ano na organização de diversas iniciativas visando a divulgação destas patologias.

As Imunodeficiências Primárias são doenças raras, no seu conjunto responsáveis por morbilidade significativa, com expressão muito variável no tipo de manifestações clínicas e sua gravidade. O diagnóstico precoce, a instituição atempada de terapêutica correta e a adoção de protocolos de vigilância adequados a cada patologia permitem aumentar a sobrevida destes pacientes e melhorar significativamente a sua qualidade de vida.

Na última semana de abril realizam-se várias iniciativas no âmbito da Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, desde modo, é com bastante satisfação que apresentamos a programação global das atividades que acontecem em Portugal.

Para os especialistas e internos de Medicina Geral e Familiar que se queriam inscrever no curso que decorre no dia 27 à tarde, devem enviar e-mail para [email protected]. Para os familiares e amigos da APDIP que se queiram inscrever no convívio que decorre no sábado dia 28, devem enviar e-mail para [email protected].