Sessão de apresentação do Biobanco-IMM

No dia 9 de abril de 2013 realizou-se uma sessão de esclarecimento sobre o Biobanco-IMM, no Instituto de Medicina Molecular, com 25 Associações de Doentes presentes. A mesa foi constituída pelo Prof. João Eurico da Fonseca, pela Profª. Maria Carmo Fonseca e pela Dra. Maria Céu Machado.

O Biobanco-IMM acolhe e armazena uma coleção de amostras biológicas, doadas voluntariamente, com o objetivo de impulsionar a investigação biomédica, o IMM pretende implementar melhorias para todas as pessoas que padecem de algum tipo de doença. Esta instituição contribui para a promoção da saúde e do bem-estar das gerações futuras.

O Biobanco permite estudos epidemiológicos e possui amostras raras. O seu material biológico está guardado a longo prazo para fins de investigação médica. Foi apresentada a sua estrutura física e os seus colaboradores.

De momento existem cerca de 5.000 dadores e 40.000 amostras registadas.

Existe uma Comissão de Ética e uma Comissão Científica integradas no Biobanco, com uma série de procedimentos a considerar para o circuito das amostras e dos diversos projetos.

O site do Biobanco www.biobanco.pt contém informações técnicas e outras mais genéricas. O Biobanco também possui página de facebook e twitter.