IDP na Criança e no Adulto na Medicina Geral e Familiar

A APDIP foi convidada a participar na reunião que aconteceu no dia 23 de maio de 2014, no Hotel Dona Inês em Coimbra, denominada “Imunodeficiência primária (IDP) na criança e no adulto na Medicina Geral e Familiar”, dirigida a Médicos de Medicina Geral e Familiar da zona Centro, organizada pelo Serviço de Imunoalergologia dos Hospitais de Universidade de Coimbra (CHUC).

Foram várias as intervenções nesta iniciativa, uma delas foi a explicação do protocolo “Patient-centred screening for primary immunodeficiency” que facilita o diagnóstico das IDP a médicos que não são imunoalergologistas.

Os “Mecanismos de defesa na infecção”, a “Doença alérgica e infecção”, os “Sinais de alerta de IDP”, a “Clínica e classificação e das IDP mais frequentes”, a “Imunomodelação nas infecções”, a “Terapêutica nas IDP´s” e “Casos clínicos” foram outros temas apresentados.

Não podia faltar a intervenção da APDIP, a qual agradecemos à Dra. Emília Faria, Ricardo Pereira, membro da Direção, explicou aos médicos a importância da indicação aos seus pacientes da existência desta associação, que os poderá ajudar e informar. Deu a conhecer aos presentes algumas reacções de médicos de medicina geral que desconhecem a patologia e ao serem confrontados com estes pacientes não fazem um diagnóstico correto, dando origem a muitas situações desagradáveis.

É deveras importante que estas reuniões tenham continuidade pela importância de dar a conhecer as IDP aos médicos de medicina geral, bem como as formas de diagnóstico e seus tratamentos. Só através do conhecimento e do seguimento de protocolos existentes é possível que os clínicos realizem diagnósticos precoces aos pacientes, podendo depois recorrer a recursos terapêuticos adequados, mantendo um acompanhamento correto e administração de medicação apropriada.

A SPAIC (Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica), o GPIP (Grupo Português de Imunodeficiências Primárias) e a Octapharma patrocinaram este extraordinário evento.