Inclui-te!!! Saúde e Cidadania

A APDIP  foi um dos parceiros convidados a participar na iniciativa “Inclui-te!!! Saúde e Cidadania” no Strada Shopping & Fashion Outlet, em Odivelas, de 12 a 16 de maio de 2014.

Foram muitas as associações e instituições presentes que dinamizaram a semana com rastreios de saúde, ações de informação e de sensibilização, atividades lúdicas, pedagógicas e culturais. A organização deste extraordinário evento coube à Câmara Municipal de Odivelas.

De 12 a 16 de maio o rastreio da DPOC – Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica foi um sucesso, a par dos rastreios capilares, audiológicos, visuais, asma, avaliação à tensão arterial, glicémia, ácido úrico, colesterol, triglicéridos, enzimas hepáticas, PSA, alergias alimentares, pele, pé diabético, peso saudável, entre outros.

As Imunodeficiências Primárias estiveram em divulgação através da entrega de folhetos e da informação dos sinais de alerta mais frequentes  por quem ali passou. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar a esperança de vida e melhorar a qualidade dos pacientes.

Duas unidades móveis promoveram a recolha de sangue, de medula e realizaram testes rápidos ao HIV e outras Infeções Sexualmente Transmitidas (IST’s), houve ainda tempo para consultas de esclarecimentos e acompanhamento, consultas de cessação tabágica, psicologia, de aconselhamento de medicação e de nutrição.

No dia 17 de maio, celebrou-se o Dia Mundial da Hipertensão, com a realização da caminhada “Saúde e Cidadania” que juntou várias gerações, com aquecimento e sensibilização para uma vida mais saudável, com a participação do Prof. Rui Barros, que no dia anterior tinha animado o Strada Shopping. Momentos de boa disposição num percurso bonito e leve efetuado na Eco Pista da Escola Profissional Agrícola D. Dinis

No sábado à tarde e no domingo continuou a promoção de rastreios relacionados com a saúde e o bem-estar.

A APDIP endereça um grande obrigado aos colaboradores do Gabinete de Saúde, Igualdade e Cidadania da Câmara, uma equipa dinâmica e empenhada, que com o seu trabalho proporcionaram esta magnífica semana cheia de actividades.