Lançamento do livro “Pensamentos e desabafos”

“Pensamentos e desabafos” é o nome do livro de autoria de Luís Miguel Patrocínio Afonso, lançado no dia 9 de Janeiro na Freguesia de Almendra, Concelho de Vila Nova de Foz Côa. A sessão teve lugar no salão de festas da Junta de Freguesia de Almendra e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Foz Côa, Gustavo Duarte, do Vereador da Cultura, João Paulo Sousa, do Presidente da Junta de Freguesia de Almendra, António Afonso, do Presidente da APDIP, Ricardo Pereira, entre outros.

Ver os seus textos compilados num livro era o sonho do Luís, mas, infelizmente, faleceu antes de o ver realizado. Apesar disso, o projecto iniciado há dois anos, foi totalmente de sua autoria, até a escolha da imagem da capa. Conforme explicou João Paulo Sousa: “tudo no livro foi escolhido por ele”.

O Presidente da APDIP, Ricardo Pereira, destacou a força de vontade e a coragem que caracterizavam a pessoa sensível e humilde que era o Luís Miguel, numa sessão que atraiu dezenas de pessoas, familiares e amigos, ao salão de festas da Junta de Freguesia.

O livro tem cerca de cem páginas, textos em prosa, outros em poesia, frases de desabafos de uma vida muitas vezes agonizante, mas, de sorriso nos lábios esperava um futuro melhor, sem pedir nada em troca.

Luís Miguel Patrocínio Afonso, era natural da pequena freguesia de Almendra, nasceu em 1983 e aos 3 anos de idade foi-lhe diagnosticada uma doença crónica rara, uma imunodeficiência primária, uma anomalia no código genético que o tornava mais susceptível a infeções. Para que tivesse uma vida com alguma qualidade, precisava receber um tratamento específico com regularidade. Ao longo do tempo foram aparecendo outros problemas de saúde.

O Luís tinha um dom que não tinha consciência: brincava com as palavras de uma forma magistral. A tristeza imperava nos seus textos, mas outros, mais positivos mostram uma força e uma coragem extraordinárias, todos eles cheios de uma emoção imensurável. A escrita era a forma que encontrava para suportar a dor, o sofrimento e até mesmo a solidão que muitas vezes sentiu ao longo da sua curta vida.

Aliada à escrita, a paixão pela música, fotografia, passeios de bicicleta e caminhadas pela natureza que tão bem descrevia, preenchiam-lhe os dias.

Um exemplar do livro foi oferecido a todos os que quiseram e puderam estar presentes neste evento, e foram muitos os que homenagearam este homem singular. Os restantes livros desta edição estarão à venda na Câmara Municipal e no Museu do Côa.