IV Caminhada pela Saúde

A terminar as comemorações da Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias, ainda que fora do calendário formal, realizámos a IV Caminhada pela Saúde, na belíssima e estudantil cidade de Coimbra. A data escolhida foi o dia 6 de maio, um domingo solarengo e perfeito para o passeio.

O ponto de encontro aconteceu no Parque Verde do Mondego onde foram distribuídas t-shirts, águas e fruta. O Presidente Ricardo Pereira enumerou algumas características das Imunodeficiências Primárias, dando a conhecer aos presentes esta patologia.

Foram efectuados exercícios de aquecimento antes do arranque da caminhada. Prosseguimos pela ponte pedonal Pedro e Inês com 275 metros de comprimento cujas grades de protecção apresentam vidros de quatro cores diferentes: amarelo, azul, verde e rosa, o que proporciona uma visão fantástica.

Alcançada a outra margem do rio Mondego, continuámos pela Av. Inês de Castro em direcção à Ponte de Santa Clara. A animada Rua Visconde da Luz fez as delícias dos elementos do grupo, a magnífica Igreja de Santa Cruz deslumbrou à passagem, bem como o edifício da Câmara Municipal.

O Jardim da Manga, a Av. Sá da Bandeira com o ilustre jardim central, bem como a Praça da República serviram de passagem para alcançarmos as extraordinárias Escadarias Monumentais da Universidade e os seus 125 longos degraus.

Na zona alta da cidade concentram-se todas as faculdades e serviços afectos à Universidade de Coimbra. Os elementos da caminhada maravilharam-se com os edifícios imponentes de estilo grandioso e austero da Rua Larga.

A apoteose aconteceu no Paço das Escolas com a visão do núcleo histórico da Universidade de Coimbra, onde a Via Latina serviu para tirar a foto de grupo, para mais tarde recordar.

A descida pela Sé Velha, o acesso pela Porta e Torre de Almedina que integram o Núcleo da Cidade Muralhada encantaram o grupo.

Rumámos em direcção do Largo da Portagem, onde terminámos a caminhada. Antes disso, ainda tivemos oportunidade de entrar na pastelaria Briosa onde podémos provar os seus doces convencionais, sem dúvida, de fazer crescer água na boca.

Alegria, simpatia e confraternização foram características da “IV Caminhada pela Saúde” realizada na cidade de Coimbra. OBRIGADO a todos os que nos acompanharam! Fizemos novos amigos! Foi simplesmente fantástico…!