Assembleia Geral de 6 de abril de 2024

Realizou-se a Assembleia Geral Online de 2024, no passado dia 6 de abril, e contou com a presença de membros ativos da nossa associação. A reunião foi dirigida pelo Vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral, Joaquim Faustino, que iniciou a sessão calorosamente, acolhendo todos os presentes. Durante a reunião, foram abordados temas essenciais para o progresso e sustentabilidade da nossa associação.

O primeiro ponto em ordem de trabalhos foi a apresentação do Relatório de Contas referente ao ano anterior, onde o Presidente da Direção, Ricardo Pereira, destacou o saldo positivo. As despesas principais decorreram da organização do Encontro de Famílias e da representação em congressos como o ESID e o IPIC. Receitas relevantes foram alcançadas através das quotas e donativos dos associados, bem como donativos de outras entidades. O Conselho Fiscal, presidido por José Israel e Nuno Urbano,  expressaram apoio unânime ao relatório apresentado. A votação confirmou a aprovação por unanimidade do relatório de contas de 2023.

Prosseguindo para o Plano de Atividades e Orçamento para 2024, Ricardo Pereira, mostrou-se confiante nas despesas alinhadas aos padrões do ano anterior e na expectativa de aumento dos apoios por parte das empresas farmacêuticas. Confirmou ainda a realização do próximo Encontro de Famílias, a ter lugar em Tomar no dia 11 de maio e reafirmou o compromisso contínuo da APDIP nas iniciativas para a inclusão da Imunodeficiência Combinada Grave no Programa Nacional de Rastreio Neonatal.

A assembleia concluiu com uma discussão aberta sobre problemas atuais enfrentados pelos sócios, tais como a administração de imunoglobulinas e o acesso ao cartão de doença rara. Foram sugeridas estratégias para incrementar a participação dos associados, incluindo a regularidade de encontros online e a criação de um fórum online para a partilha de experiências.

A APDIP continua firme no seu propósito de servir a comunidade de pessoas com IDPs em Portugal, assegurando que as suas vozes sejam ouvidas e que a melhoria da qualidade de vida seja alcançada através da sensibilização, educação e ações políticas eficazes.

A reunião foi encerrada com otimismo e a certeza de que, juntos, continuaremos a avançar na nossa missão.

A APDIP agradece a todos os membros pela sua incansável dedicação e suporte, pois cada passo que damos é um passo em direção a um futuro melhor para todos os afetados por IDPs.