12ª Reunião Bienal da IPOPI

Decorreu de 3 a 6 de outubro, em Florença, Itália, a 15ª Reunião Bienal da Sociedade Europeia de Imunodeficiências (ESID), junto com o 12º Encontro Bienal da Organização Internacional de Doentes com Imunodeficiências Primárias (IPOPI) e o 10º Encontro Bienal do Grupo de Enfermagem Internacional de Imunodeficiências (INGID).

Na cidade do Renascimento reuniram-se inúmeros médicos especialistas, cientistas, estudantes, pacientes e familiares, num encontro que deu a conhecer os mais recentes desenvolvimentos das imunodeficiências primárias, através de um programa científico de alta qualidade com sessões interativas sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento das Imunodeficiências Primárias, com a apresentação das últimas descobertas científicas. Não foram esquecidas as novas abordagens terapêuticas para indução de tolerância, bem como as terapias com células-tronco.

Realizaram-se muitos workshops, que envolveram os diversos elementos das várias associações nacionais presentes. As sessões de trabalho fomentaram a discussão e a troca de experiências, com abordagens distintas tendo em consideração a realidade das políticas e sistemas de saúde de cada país.

De referir que a Itália é um dos países líderes europeus no domínio das imunodeficiências primárias e a Universidade de Florença, em conjunto com o Hospital Infantil de Meyer, proporcionou um ambiente enriquecedor para a conferência.

Para a IPOPI este é um ano especial, pois comemora-se o seu 20º aniversário e este encontro, em Florença, é um marco para a Associação Portuguesa (APDIP), pois teve a sua primeira representação internacional.

O campo das imunodeficiências primárias está em pleno desenvolvimento e deve cada vez mais contribuir para a pesquisa de ponta na área de imunologia.