Nasceu o Dia Internacional do Rastreio Neonatal

A International Patient Organisation for Primary Immunodeficiencies (IPOPI), em parceria com a International Society for Neonatal Screening (ISNS) e a European Society for Immunodeficiencies (ESID), anunciou o lançamento do primeiro Dia Internacional de Rastreio Neonatal (INSD).
IPOPI, ISNS e ESID têm trabalhado juntos há alguns anos sob a iniciativa de múltiplas partes interessadas para promover a importância do rastreio neonatal. A data de 28 de junho foi proposta pelo ISNS, pois coincide com o aniversário do Dr. Robert Guthrie que deu uma contribuição marcante no rastreio neonatal. Portanto, um dia particularmente auspicioso para celebrar as conquistas do conceito que ele ajudou a conceber e promover.

O rastreio neonatal é uma mais valia no diagnóstico precoce de doenças graves que, muitas das vezes, salva a vida de bebés após o nascimento. Também é possível detectar casos graves de IDP com um teste. Depois é possível aplicar uma terapia curativa, por exemplo, um transplante de medula óssea, e nesse caso o bebé fica praticamente curado da doença.

Este tipo de testes já está difundido em vários países mas, infelizmente, Portugal ainda não teve oportunidade para, pelos menos, criar um piloto e mostrar que é viável, que é possível salvar bebés que tenham Imunodeficiência Primária Combinada Grave (SCID).

Para conhecer mais sobre a importância do Dia Internacional do Rastreio Neonatal, leia o comunicado que foi lançado aqui.