Doentes com IDP na segunda fase de vacinação

A pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2 trouxe novos e grandes desafios a toda a sociedade, especialmente, aos doentes com Imunodeficiências Primárias (IDP). Um dos maiores problemas tem sido a reduzida dádiva de sangue/plasma utilizado para extrair imunoglobulinas e um atraso na Revisão Excecional de Preço (REP) para a sua aquisição, que provocou alguma indisponibilidade nalguns hospitais. Felizmente que, com a denúncia de doentes, médicos e da própria APDIP, se conseguiu resolver o problema.

Não existindo tratamento eficaz para a COVID-19, a vacinação é a luz ao fundo do túnel que nos permite retomar alguma normalidade. É importante referir que a vacinação é gratuita, universal e voluntária.

Pouco tempo depois de terem sido inoculadas mil milhões de doses em todo o mundo, foi atualizada a norma da DGS[1] referente à campanha de vacinação contra a COVID-19 e os doentes com IDP foram incluídos na 2ª fase, que já se encontra a decorrer.

É importante referir que cada doente com IDP deve contactar o seu médico e avaliar se é aconselhada a vacinação no seu caso concreto.

Caso o doente seja aconselhado a receber a vacina, deve contactar o médico assistente para emitir uma declaração médica disponível na Plataforma de Prescrição Electrónica de Medicamentos (PEM), atestando a sua inclusão na Fase 2. Desta forma, será realizado o agendamento automático para a vacinação contra a COVID-19. Apesar de incluídos na 2ª fase, a prioridade continua a ser inoculação por faixa etária, pelo que devem contactar o médico assistente o mais rapidamente possível[2].

De salientar que, se o doente tiver 65 anos ou mais, está incluído automaticamente na Fase 2 e pode agendar a marcação escolhendo o local e a data, preenchendo o seguinte formulário: https://covid19.min-saude.pt/pedido-de-agendamento[3].

A disponibilização de vacinas para doentes com IDP ocorre em paralelo com as comemorações da  Semana Europeia da Vacinação e da Semana Mundial das IDP. Feliz coincidência, sem dúvida!

 

Referências:

  1. Norma n.º 22021 https://www.dgs.pt/normas-orientacoes-e-informacoes/normas-e-circulares-normativas/norma-n-0022021-de-30012021-pdf.aspx
  2. https://www.publico.pt/2021/04/25/sociedade/noticia/doentes-risco-podem-ficar-atras-idosos-saudaveis-vacinacao-1959919
  3. Podem encontrar um guia para o preenchimento do formulário em: https://pplware.sapo.pt/informacao/covid-19-como-funciona-o-auto-agendamento-da-vacina/

 

Foto de capa de CDC.