5.º Congresso Internacional das Imunodeficiências Primárias

Mais uma edição do IPIC aconteceu! Desta vez no Centro de Congressos do Algarve em Vilamoura, é o 5.º Congresso Internacional das Imunodeficiências Primárias organizado pela IPOPI (International Patient Organisation for Primary Immunodeficiencies) e contou com a participação de vários elementos da APDIP: Ricardo Pereira, Alberto Casaca, Joaquim Faustino e Pedro Faustino.

O IPIC estava inicialmente previsto para ter lugar na Alemanha em novembro de 2021 mas, à luz dos desenvolvimentos em curso com a COVID-19 e de circunstâncias logísticas adicionais inesperadas, o IPIC foi transferido para Portugal. Já é a segunda vez que o IPIC acontece em Portugal. A primeira edição foi no Estoril e foi uma experiência bem sucedida que gerou frutos para a criação de novas versões do evento ao longo dos anos.

O IPIC estabeleceu-se como um dos principais congressos internacionais sobre cuidados clínicos relacionado com as IDPs com uma abordagem única ao seu programa científico sustentado pelo seu enfoque na atenção ao doente. Com um impacto verdadeiramente internacional, o congresso ganhou o seu lugar e papel no panorama clínico das imunodeficiências.

Esta edição ocorreu nos dias 27 a 29 de abril e, como já é habitual, reuniu médicos com interesse em Imunodeficiências Primárias (IDPs) juntamente com os principais médicos no terreno, representantes de organizações de doentes, enfermeiros e outras partes interessadas. O congresso apresentou um programa científico diversificado e estimulante sobre o estado da arte do diagnóstico e dos cuidados clínicos das IDPs.

O programa envolveu líderes de opinião internacionais da área e delegados internacionais em sessões de reflexão e interactivas, com participações nacionais: a Dra. Susana Silva e a Dra. Laura Marques.

Os tópicos chave foram:

  • IDPs e alergias
  • Gestão das manifestações gastrointestinais e hepáticas
  • Diagnóstico genético
  • Espectro maligno das IDPs
  • Manifestações de auto-imunidade e auto-inflamação
  • Considerações éticas em torno de benefícios monetários aos dadores de plasma
  • Infeções virais
  • Aproveitamento do plasma a nível mundial

Estes dias foram de uma grande mais valia para a APDIP. Os importantes relacionamentos que são feitos com a indústria, profissionais de saúde e membros de organizações de doentes são fundamentais para o nosso futuro trabalho. Tivemos a oportunidade de iniciar um projeto em conjunto com a associação italiana (AIP) para trazer o super herói de banda desenhada Lino Globulino para Portugal. Também iniciamos conversações para a criação de um grupo de trabalho sobre a inclusão do teste a imunodeficiências primárias graves ao rastreio neonatal de Portugal. Também recebemos inputs importantes da indústria que nos põe a par de inovações importantes da área e que nos deixam otimistas para o futuro dos nossos doentes.

O próximo IPIC terá lugar em Roterdão (Países Baixos) nos dias 8 a 10 de novembro de 2023.