Dia Internacional do Rastreio Neonatal

O Dia Internacional do Rastreio Neonatal é celebrado todos os anos no dia 28 de junho. Como sempre, o dia serve para destacar a importância do rastreio neonatal – identificar doenças raras em recém-nascidos. Todos os anos, mais de 38.000 bebés beneficiam de um diagnóstico que pode mudar as suas vidas, permitindo o acesso precoce ao tratamento e cuidados necessários. Todavia, mais de 100.000 recém-nascidos com doenças raras não têm acesso a nenhum tipo de rastreio quando nascem.

O rastreio neonatal é uma ferramenta poderosa que permite a deteção precoce de doenças raras e o acesso oportuno ao tratamento e cuidados adequados. Em 2021, foram identificadas doenças raras em 1 a cada 10.000 crianças rastreadas, resultando num diagnóstico a cada 15 minutos e aproximadamente 38.000 bebés receberam tratamento adequado e essencial graças à testagem.

No entanto, apenas 1 em cada 3 recém-nascidos em todo o mundo passam por algum tipo de rastreio neonatal, e muitos são testados apenas para um número limitado de condições. É urgente melhorar o acesso ao rastreio neonatal em todo o mundo e eliminar inconsistências entre os programas de rastreio.

A APDIP reconhece a importância do rastreio neonatal no diagnóstico precoce da Imunodeficiência Combinada Grave (IDCG) e na prevenção de consequências fatais para as crianças em Portugal. O diagnóstico realizado numa fase precoce permite tratar os bebés antes que a doença se desenvolva, garantindo-lhes o cuidado adequado no momento certo.

No contexto do Dia Internacional do Rastreio Neonatal, é fundamental agilizar o processo de rastreio em Portugal para garantir que todas as crianças tenham acesso a esse procedimento vital. Isso ajudará a salvar mais vidas e a evitar o sofrimento causado pela IDCG.

A APDIP está comprometida em promover a importância do rastreio neonatal e em apoiar medidas que garantam a realização eficiente desse procedimento em todo o país. Juntos, podemos garantir que todas as crianças em Portugal tenham acesso a um diagnóstico precoce e ao tratamento necessário.

Neste Dia Internacional do Rastreio Neonatal, unamo-nos para ampliar a consciencialização e a importância desse processo. Vamos trabalhar em conjunto para garantir um futuro saudável e próspero para todas as crianças em Portugal.

 

Baseado no comunicado oficial do Neonatal Screening Day: https://neonatalscreeningday.org/wp-content/uploads/2023/06/S4R-International-Neonatal-Screening-Day-Press-Release-.pdf.