6.º Congresso Internacional das Imunodeficiências Primárias

O IPIC 2023 (International Primary Immunodeficiencies Congress) foi um marco importante para a comunidade de doentes com imunodeficiências primárias. Realizado pela IPOPI no Postillion Hotel & Convention Centre WTC, em Roterdão, Países Baixos, de 8 a 10 de novembro de 2023, o evento reuniu especialistas, médicos e representantes de associações de doentes de todo o mundo para trocar conhecimentos e experiências sobre o diagnóstico e cuidado clínico das imunodeficiências primárias (IDPs).

A APDIP esteve representada por Ricardo Pereira, Alberto Casaca e Rita Cordeiro, que tiveram a oportunidade de participar em diversas sessões e atividades ao longo do congresso. Um dos destaques do evento foi a sessão sobre a importância do apoio psicológico para os doentes, que ressaltou a necessidade de um cuidado integral que contemple não apenas os aspectos físicos, mas também o bem-estar emocional dos indivíduos afetados por IDPs.

O programa científico do IPIC 2023 foi extenso e abordou diversos tópicos relevantes, incluindo o diagnóstico genético, a gestão de sintomas em IDPs, os desafios relacionados ao transplante e as implicações psicológicas do tratamento e convívio com a doença. Além disso, o congresso proporcionou um espaço para a apresentação de estudos de caso e pesquisas inovadoras, bem como para a troca de experiências entre profissionais de saúde e membros de organizações de doentes.

A presença da APDIP no IPIC 2023 foi fundamental para fortalecer as parcerias internacionais e para dar continuidade ao trabalho de apoio e defesa dos direitos dos doentes com IDPs em Portugal. O conhecimento adquirido e as conexões estabelecidas serão essenciais para a implementação de novas estratégias e projetos voltados para a melhoria da qualidade de vida dos doentes e para a divulgação de informações relacionadas às imunodeficiências primárias.

O sucesso do IPIC 2023 demonstrou o compromisso da comunidade internacional em avançar no conhecimento e cuidados relacionados às IDPs. A APDIP agradece a todos os envolvidos na organização do evento e já se prepara para continuar contribuindo ativamente na luta pela saúde e bem-estar dos doentes com imunodeficiências primárias.