XX Encontro de Famílias

O Encontro de Famílias com IDP decorreu este ano de 2023, no dia 15 de maio, na bonita cidade de Aveiro, no Hotel Meliá.

Os inscritos para a Sessão de Yoga foram encaminhados para a sala atribuída para o efeito. A APDIP adquiriu antecipadamente tapetes, que no final foram oferecidos aos participantes. A aula foi de relaxamento, brincadeira e respiração, os balões trazidos pela instrutora Rita Cordeiro fizeram muito sucesso. Foram momentos descontraídos, que proporcionaram a todos bem-estar.

Seguiu-se o almoço, onde os associados e respetivas famílias puderam continuar a conviver e a conversar. Posteriormente, e aguardando que tivesse início a sessão da tarde, pudemos proceder à receção de valores de quotas e aferir as respectivas dívidas.

Durante a tarde decorreram as palestras, a primeira coube à Rita Cordeiro, com “Viver além da IDP”, apresentou-se, descreveu a sua vivência, as várias fases que percorreu na infância, adolescência e agora na idade adulta, com uma partilha emotiva, foi um exemplo de coragem para os mais novos.

A segunda e última palestrante foi a médica Dra. Susana Silva, Imunoalergologista do Hospital Santa Maria, em Lisboa. Trouxe-nos “O novo paradigma das Imunodeficiências Primárias”, falou do número de doentes ao longo dos tempos, do desenvolvimento do diagnóstico, da esperança média de vida que aumentou muito nos últimos anos, graças às melhorias dos cuidados de saúde, trazendo outras complicações, que não existiam anteriormente, as quais os especialistas têm que monitorar, testar e avaliar.

Abordou os estudos genéticos, que devem ser sempre acompanhados e discutidos com o médico assistente. Informou que a grande maioria da população que faz tratamentos com imunoglobulinas não são portadores de imunodeficiências primárias.

Referiu que é fundamental que os doentes com imunodeficiências primárias estejam informados sobre a sua patologia e sobre as dinâmicas inerentes.

Por último, falou dos métodos atuais da reposição da imunoglobulina, e ainda respondeu às diversas dúvidas que foram sendo colocadas.

Terminamos este fabuloso convívio, com momentos bastante calorosos, divertidos e bem fascinantes, que ficarão na memória de todos.