III Encontro de Famílias

No âmbito da Semana Mundial das Imunodeficiências Primárias de 2014, realizou-se em Coimbra, no dia 26 de abril de 2014, o “III Encontro de Famílias com IDP”. Pacientes e amigos não quiseram deixar de participar neste excelente convívio que se iniciou no Portugal dos Pequenitos, apesar da chuva miudinha houve tempo para ver numa escala reduzida uma vasta gama de elementos da Arquitectura e da História de Portugal (Portugal Monumental, Casas Regionais, Países de Língua Oficial Portuguesa, Museus entre outros).

Após o Portugal dos Pequenitos seguimos para o Hotel Dona Inês, onde foi servido o almoço para os participantes deste encontro. As apresentações que se seguiram dignificaram a iniciativa. A Enfermeira Catarina Marques explicou o que são as imunoglobulinas e ainda a aplicação prática dos tratamentos por via endovenosa e subcutânea. A Dra. Emília Faria explicou os cuidados a ter quando se vive com uma Imunodeficiência Primária, a alimentação, os riscos de outras complicações e prevenir as complicações foram os temas abordados.

As respectivas experiências profissionais e os vastos conhecimentos das oradoras enriqueceram os presentes, servindo ainda para esclarecer dúvidas. Houve ainda tempo para a troca de vivências pessoais sempre tão gratificante, entre todos. A família APDIP está cada vez maior!

A APDIP agradece à Octapharma e à CSLBehring pelo extraordinário apoio dado na realização desta iniciativa. A sapiência da Dra. Emília Faria e da Enfermeira Catarina Marques pelas esclarecedoras apresentações. À 100%Design pela impressão de cartazes e folhetos distribuídos por Hospitais e Centros de Saúde de todo o país.