XX Jornadas de Pediatria do CHLN

As XX Jornadas de Pediatria do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), Hospital de Santa Maria realizaram-se nos dias 12, 13 e 14 de fevereiro, sob o mote “Crescer com Doença Crónica”, no Edifício Egas Moniz, na Faculdade de Medicina de Lisboa.

O evento, organizado pelo Departamento de Pediatria do CHLN, promoveu a discussão sobre questões fundamentais: o doente crónico no serviço de urgência, organização de cuidados diferenciados na doença crónica pediátrica, integração da criança com doença crónica, prevenção e controlo da doença crónica, terapêutica na doença crónica e a continuidade dos cuidados.

Maria do Céu Machado, Diretora do Departamento de Pediatria do Hospital Santa Maria,deu início à sessão de boas vindas, que contou ainda com mais dois oradores, um dos quais Fernando Leal da Costa, Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde.

A iniciativa foi transmitida em directo pela internet para Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Açores.

No dia 13 foi entregue a Acreditação ao Departamento de Cirurgia Pediátrica. Aconteceu, também, a entrega dos prémios Jaime Salazar de Sousa e Maria de Lurdes Levy. No dia 14 foram entregues os prémios Melhor Comunicação Livre e Melhor Poster.

Numa das intervenções foi referido que mais qualidade na saúde implica melhorar a prevenção da doença, a identificação precoce dos factores de risco, o controlo de grupos de risco e vulneráveis, a identificação das necessidades do doente e a integração dos sistemas de informação.

Foi mencionado que era importante existir uma consulta de transição da neonatologia para a consulta de pediatria, bem como da pediatria para a consulta de adultos. Os Centros de referência, a legislação que está a ser preparada e a importância dos cuidados continuados paliativos e pediátricos também foram assuntos abordados.

Foram muitas as intervenções nestas Jornadas, extremamente interessantes, motivadoras e emotivas.

Fica a frase de uma mãe colocada por um dos especialistas num dos slides: “Quando recebemos a notícia de que o nosso filho estava muito doente, o tempo parou! E quando o tempo começou a andar nunca mais foi igual…”.