IV Encontro de Famílias

No âmbito da “Semana Mundial das IDP”, de 2015, a APDIP realizou no sábado, dia 25 de abril, uma excelente iniciativa: visitámos exposições de excelência do Oceanário de Lisboa, com os seus inúmeros seres vivos de várias origens, elementos que estão envolvidos nos ecossistemas aquáticos dos quais resulta uma maravilhosa biodiversidade marinha.

O almoço que se seguiu serviu também para a habitual confraternização entre os presentes, a troca de experiências entre pacientes com a mesma patologia é profícua para todos.

Durante a tarde decorreu o “IV Encontro de Famílias com IDP”, com intervenções da Dra. Laura Marques, pediatra, da Enfermeira Olinda, ambas do Centro Hospitalar do Porto, da Dra. Salomé de Almeida, Genética Molecular e da Dra. Susana Lopes da Silva, Imunoalergologista do Hospital de Santa Maria.

As apresentações foram extraordinárias, com temas muito estimulantes, levando a plateia a interagir com perguntas bastante pertinentes, versando a transição de cuidados pediátricos de adolescentes para adultos, a patologia no futuro com as novas inovações que têm vindo a ser descobertas e algumas das diferenças entre as variantes desta patologia tão complexa.

Muita foi a informação transmitida nesta sessão que terminou com um coffe-breack para satisfazer a saciedade que já começava a existir em muitos elementos.

A todos os presentes e aos que nos apoiaram o nosso muito obrigada!